Mensagem da Presidente

Importância do Associativismo.

“A união faz a força”.

Nesse sentido, podemos entender que ninguém sobrevive sozinho e que a união proverá mais força ao seu conjunto. Nas sociedades humanas, associar-se é a consumação inteligente desse reconhecimento.

A formação de uma rede permite a execução de ações conjuntas, facilita a resolução de problemas comuns e gera novas oportunidades.

O movimento associativo alavanca qualquer política de desenvolvimento, no sentido em que é um fator decisivo na construção de solidariedades e na expressão da forma de vida em comunidade. Uma forma que favorece o exercício da democracia através das boas práticas de cidadania.

O trabalho coletivo potencializa a geração de renda, do mesmo modo que sensibiliza os participantes sobre a importância da atuação cooperada como forma de reduzir as fragilidades individuais e criar novas oportunidades, promovendo o desenvolvimento local.

As associações podem marcar essa diferença, porque, enquanto escolas vivas da democracia, acreditam que a sua dinâmica e, sobretudo, o seu capital humano e imaterial, têm a força de um gigante para impelir a mudança do mundo. Basta apenas que acreditemos!

Patrícia Coutinho

Presidente da ABIH-MG